
Este foi o primeiro carro a chegar na cidade de Mossoró (RN). Isto foi exatamente no dia 11 de Maio de 1911. O jornal “O Mossoroense” noticiava, na época: “ O carro dos Fernandes fez lindas evoluções pelas ruas da cidade”.
O veículo era do modelo “Ford T 1911”. Ele tinha capota desmontável, buzina externa e caixa de ferramentas no estribo esquerdo, além de manivela e rodas com aros de madeira. No motor: 40 cavalos, e a acomodação era de minivan: 8 passageiros!
O carro foi comprado no Rio de Janeiro pela firma Tertuliano Fernandes e Cia, para encurtar o trajeto entre Mossoró e a cidade do Oeste mais rapidamente. Imagina quanto não foi este luxo raro?
O jornalista Lauro da Escóssia, do O Mossoroense, relatou em 1977 que quando o carro chegou na cidade foi um verdadeiro alvoroço. A cidade, que na época nunca havia visto um carro de perto, não falava de outra coisa, e até comércio fechou as portas para que todos tivessem a oportunidade de vê-lo desfilar: “foi um deus-nos-acuda na cidade, muita gente até se ajoelhou nas calçadas ao ver o veículo, que chegou pela praça da Redenção, passou por várias ruas e parou ao lado da Praça do Coração de Jesus, numa espécie de garagem adaptada. Não havia nem macaco para levantá-lo.”
Junto com o automóvel, veio o motorista, o Sr. Cesário Martins, que durante o período de sua permanência em Mossoró ministrou ensinamentos a várias pessoas. Quem primeiro aprendeu a dirigir a máquina foi um homem chamado Chico Panema.
Mas Chico não era um bom motorista. Numa viagem que fez para Apodi, esqueceu-se de colocar água na caldeira e o motor do carro estourou. Ficou atolado no areal entre Apodi e Mossoró. Não teve mais conserto e alguns anos depois foi vendido e levado para o Rio de Janeiro como sucata.
Fonte: “O Mossoroense”.
🔥486 Visualizações
7 Comentários
Joedson Silva
(9 de março de 2018 - 11:26)O povo de Mossoró foi muito Cortez com a chegada do Carro, Meu pai conta que em São José do Seridó quando o carro chegou o pessoal da cidade quebrou o carro de paulada, quando já estava todo quebrado e só o motor ficou funcionando, disseram “continue
dando de cacete que o coração ainda estar batendo”.
Mário Segundo
(13 de março de 2018 - 05:55)Que cidade é essa, Oeste?
Henrique Araujo
(14 de março de 2018 - 10:38)Uma região, Mário.
Hudson Melo
(14 de maio de 2018 - 10:46)Pergunta que não quer calar, como que o pessoal daquela época andava em Mossoró com essas vestimentas ? é muito sol meu DEUS rsrsrsrs
Henrique Araujo
(20 de fevereiro de 2019 - 10:13)Eduardo, o erro era o nome do veículo, estava com grafia errada, consertamos. O carro é do modelo “Westinghouse”. Obrigado por nos indicar o problema e por comentar. Sobre a foto, na fonte em que coletamos as informações aparecia a imagem, nós repostamos, mas como não há garantias de que ela corresponde ao registro deste fato realmente, apagamos.
Eduardo Mendonça
(15 de abril de 2019 - 16:29)Agradeço a atenção Henrique, mas de fato não existiu automóvel fabricado pela westinghuse (Conhecida por fabricar maquinas de lavar roupa, entre outra coisas) No passado essa empresa forneceu motor para os primeiros Ford, mas em 1911 a Ford já usava motor a combustão interna. E o veiculo que usava caixa de ferramentas no lado esquerdo era realmente o Ford T 1911. Exatamente o modelo que aparece naquela foto postada anteriormente. Eu acredito que era a foto original do referido automóvel, não necessariamente do dia em que ele chegou a Mossoró.
Henrique Araujo
(24 de abril de 2019 - 12:20)Exatamente. Obrigado