Sabia que o queijo dela é um dos mais valorizados do mundo?
Pois isso já é uma realidade no Rio Grande do Norte. Investidores chineses e ingleses têm um projeto ambicioso para ser desenvolvido no sertão do RN. A ideia é produzir leite de jumenta para a fabricação de um dos queijos mais caros do mundo: o pule.
Queijo Pule: além de ser o mais raro e caro do mundo, é iguaria ao nível do caviar (Marco Djurica/Reuters).
Consumido principalmente na Ásia e Europa, o quilo do pule pode chegar a 3 mil reais. O local escolhido para a criação dos animais foi o município de Felipe Guerra, cidade com aproximadamente 6 mil habitantes na região Oeste do estado.
O projeto chegou a cidade depois que uma empresa potiguar comprou uma propriedade com 475 hectares na zona rural de Felipe Guerra. A ideia é que os municípios que já fazem o trabalho de captura dos jumentos se responsabilizem pela entrega dos bichos. No entanto, ainda não existe uma previsão para o projeto começar, pois estão na dependência da adesão dos criadores da região.
Para associação protetora dos animais, uso das jumentas na produção de leite pode solucionar problema do abandono de animais (Foto: Odacy Amorim/ Arquivo pessoal)
A ideia foi bem recebida pela associação protetora de animais que recolhe jumentos nas estradas do estado. Atualmente, a associação cuida de 700 animais. De acordo com Eribaldo Gomes, responsável pela associação, o uso das jumentas para a produção de leite pode solucionar um problema antigo. “A questão do leite faz com que mais pessoas acreditem nisso e que se encontre uma solução para esses animais”, diz Eribaldo.
Representantes da empresa e da prefeitura de Felipe Guerra estiveram em Natal com o secretário de Agricultura do estado, Guilherme Saldanha, que declarou total apoio à abertura da nova atividade econômica. O secretário também projeta a exportação da carne de jumento para o exterior.
Veja uma matéria em vídeo sobre o assunto:
O leite de jumenta é o mais parecido com o humano, e tem sido apreciado ao longo dos séculos, especialmente pelas suas virtudes cosméticas e dietéticas. Altamente nutritivo, contém baixo teor lipídico (gorduras) e elevada taxa de lactose. A porcentagem dessas substâncias os irmana. A primeira é a lisozima, proteína que destrói bactérias patogênicas; a outra, a lactoferrina, atua na absorção do ferro na nutrição infantil.
O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo
1 Comentário
Maria das Graças de Menezes Venânxio
(23 de novembro de 2020 - 12:42)Faz tempo essa notícia. No momento estou mais interessada pela crise sanitária no RN e outros assuntos que me afetam diretamente e a coletividade.