Você sabia que o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil?

Você sabia que o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica no país? Pois é! O estado ultrapassou todos os outros e possui mais de 20 empresas de geração de energia com projetos em operação, isso de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado em março de 2021.

Além disso, em 2021, mais de 180 empreendimentos estavam em operação, o que coloca o estado na liderança nacional em potência instalada, com 5,2 GW. O RN possui ainda 52 empreendimentos em construção (1,8 GW) e outros 78 contratados (3,1 GW). É mole?!

Torres eólicas do RN – Foto: CRN BIO (https://crnbio.com.br/rio-grande-do-norte-tem-maioria-dos-parque-eolicos-do-brasil/)

“14 das maiores empresas do mundo do setor eólico estão aqui”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado ao G1/RN em Julho de 2021. De acordo com ele, isso se deve tanto à qualificação profissional, como também à geografia privilegiada , que são os principais atrativos do RN.

“Temos aqui cursos voltados especificamente para o mercado eólico e por isso estamos gerando emprego de qualidade. Além disso, formamos um grupo de trabalho, composto por pesquisadores e outros agentes, especialmente focado nas energias renováveis, o que irá potencializar ainda mais este trabalho que estamos desenvolvendo, com incentivos e inovação”, enfatizou o secretário na entrevista.

Pesquisadores avaliam potencializar ainda mais o trabalho com energias do tipo, com iniciativas, por exemplo, da futura instalação de torres eólicas no mar.

O RN gera 32% da energia dos ventos no país.

Gostou? Veja também: 7 coisas que você não sabia sobre a chegada da energia no Rio Grande do Norte

Com informações do G1/RN e CRN-Bio

🔥48 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *