O Maior Cajueiro do Mundo está localizado na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal.
E seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros, se espalhando por uma área de aproximadamente 8500 m², por isso, ele produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas.
Recentemente funcionários que faziam a manutenção rotineira de limpeza e poda do cajueiro encontraram por lá o menor lagarto das Américas, o Lagarto-de-Folhiço, de nome científico: Coleodactylus natalensis Freire.

O lagarto mede aproximadamente 22 centímetros de comprimento, vive entre o folhiço (cobertura de folhas soltas das árvores sobre o solo) e, de acordo com o IDEMA, só é encontrado na Mata Atlântica do Rio Grande do Norte.
O animal foi descoberto no Parque das Dunas, em Natal, pela professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutora em Zoologia Eliza Maria Xavier Freire, em 1999, durante pesquisa acadêmica na unidade de conservação.
Segundo a professora Eliza Freire o Maior Cajueiro do Mundo tem as condições ideias para abrigar o réptil, porque possui folhiço abundante no chão, sombras, alimento e uma umidade alta, ambientes preferidos por ele. Ela explica que isso é atribuído ao isolamento, à fragmentação da floresta, que vai deixando algumas áreas relevantes que possuem as exigências do animal.
Quer dar uma olhadinha no lagarto mais de perto?
O cajueiro é aberto para visitação todos os dias das 7h30 às 17h30. A entrada custa R$ 8. Crianças de sete a 12 anos pagam meia entrada, estudantes e professores também, desque estejam portando a Carteira.
Se gostou veja também: Por onde anda o Tom do Cajueiro?
🔥311 Visualizações