O “Caviar de Caju” é uma invenção de Caicó (RN) que você precisa provar

Este é Sandro Medeiros junto com sua mulher Rosineide Medeiros:

Sandro e Rosilene. Foto: Thyago Macedo / Revista Deguste

Eles são cozinheiros na cidade Caicó (“região do Seridó”, parte sul do RN) e gostam muito de fazer experiências na cozinha para tentar criar pratos inovadores. O melhor de tudo é que fazem isto usando elementos da própria culinária regional.

Um dia eles estavam em uma destas experiências usando o caju, fruta símbolo do Rio Grande do Norte. Ao picarem e misturarem a popa da fruta com outros ingredientes perceberam uma textura e um sabor diferenciado, nascia assim o “Caviar de Caju”!

Basicamente o prato é feito com manteiga da terra, cebola, alho, pimentão, alcaparras e azeitonas, tudo picado em minúsculos cubinhos (corte em “axe”), ou seja, de uma forma que fiquem parecidos com o caviar tradicional. A mistura leva ainda molho shoyo e vinagre, e deve ser mexida lentamente por vários minutos. O resultado é este:

Olá, sou um caviar de caju! Foto: Thyago Macedo / Revista Deguste

O caviar é servido no restaurante do casal – que coincidência ou não se chama Restaurante Brilhante – de uma forma também bastante criativa e muito regional: em cima de uma espécie de biscoito da macaxeira, que é feito de macaxeira cozida e passada no ralador, depois amassada e misturada com queijo coalho, farinha de trigo, fermento, e assada no forno.

Sandro e sua esposa ainda inventaram outro prato usando caju, o “Caju Metido a Besta” (que também está ali na foto), que nada mais é que um empanado de rodelas de caju, sal e pimenta, outro sucesso em seu restaurante.

Quer tentar fazer em casa? Os autores liberaram a receita e ainda explicam tudo aqui nesse vídeo:

Se você quer conhecer de perto esse prato o restaurante do casal Medeiros fica na Rua Joel Damasceno, 833, no centro de Caicó.

🔥328 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *