Já faz 10 anos que o Shopping Orla Sul fechou e você nem lembrava mais dele

Obter fotos do Shopping Orla Sul é coisa rara da internet, talvez porque ele teve uma vida breve na capital potiguar.

Shopping Orla Sul na avenida engenheiro Roberto Freire
foto de Fábio Cortez-04/12/07

Ele ficava na Av. Roberto Freire, onde hoje é a UNP, lembra? Pois é, em Outubro de 2009, depois de míseros 4 anos de funcionamento, ele fechava as portas encerrando suas 45 lojas, com exceção de sua âncora, as Lojas Americanas, que se encerraria só em Janeiro do ano seguinte.

O Orla tinha a pretensão de abrigar 85 lojas, quatro âncoras e três salas de cinema, mas, segundo seus fundadores, ele foi engolido pela expansão do comércio varejista local.

O administrador do Shopping, Eduardo Patriota, atribuiu a não “decolagem” do empreendimento ao surgimento do Shopping Midway Mall, que sofreu uma grande expansão em Abril de 2009 inaugurando 80 lojas, e de hipermercados como Extra, e revelou que haviam negociações desde janeiro de 2008 para a venda das instalações à Universidade Potiguar, que já operava ali antes do nascimento do shopping.

Foto: http://natal-rncidadedosol.blogspot.com

“A presença da Laureate Education Inc dentro da UNP apenas reforçou a necessidade da transferência das instalações para a Universidade”, afirmou Patriota à Tribuna do Norte na época. Era o início das atividades com pós-graduação da faculdade.

“Chegou o momento que sentimos que era mais vantajoso negociar com uma multinacional do que investir em mais 85 lojas para o shopping”, acrescentou Patriota. O valor do negócio não foi revelado: “Digamos que foi uma transação razoável para as duas partes”, finalizou.

Foto: Tribuna do Norte

As lojas começaram a fechar as portas em maior número em Janeiro, quando já parecia claro que o Orla não se manteria funcionando. Um lojista contou ao repórter Marcelo Hollanda, da Tribuna do Norte, que havia inquilinos de lojas que não pagavam aluguel há mais de dois anos, o que só piora o problema. Patriota argumentava que o valor dos aluguéis era bem baixo para o mercado, e alguns lojistas diziam o contrário.

O Orla Sul foi resultado de muita expectativa do grupo fundador, já que foram investidos R$ 35 milhões no empreendimento, e a previsão deles depois de inaugurado era de que cerca de 350 mil pessoas transitassem por seus corredores mensalmente.

Você chegou a passear por lá?

Com informações de Marcelo Hollanda (Tribuna do Norte).

🔥387 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

1 Comentário

  • Quando o Orla sul fechou eu ainda era criança e fiquei muito triste na época, eu sempre vou me lembrar desse shopping com carinho por que era onde minha mãe me levava todo final de ano pra escolher meu presente de natal, mas, agora como adulto dá pra perceber porque ele acabou indo mal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.