O ABC Futebol Clube, time de Natal (RN), é a equipe brasileira com o maior número de títulos estaduais conquistados, são 56 no total. Além disso, é, juntamente com o América Mineiro, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941.
O clube foi fundado em 29 de junho de 1915 por jovens da classe alta do Rio Grande do Norte. Ele se reuniram aos fundos do Teatro Carlos Gomes, que hoje é Teatro Alberto Maranhão (TAM) na avenida Rio Branco, para decidir sobre a criação da primeira equipe de futebol legitimamente Potiguar.

A reunião para oficializar a fundação do clube ocorreu na residência do coronel Avelino Alves Freire – respeitado comerciante e presidente da Associação Comercial do RN.
Mas qual nome dar para o clube? Foi a primeira coisa que se perguntaram os presentes na reunião. Por sugestão do sócio e fundador José Potiguar Pinheiro, adotou-se o nome de ABC Futebol Clube, e ele foi aprovado em unanimidade.
Ainda ficou decidido, por proposta do filho do coronel Avelino Freire, João Emílio Freire, que as cores preto e branco seriam adotadas como oficias pelo clube a partir daquele momento.

O conjunto de letras ABC prestou uma homenagem ao pacto de amizade fraternal, amparado diplomaticamente pelos países Argentina, Brasil e Chile, que visava a cooperação mútua entre esses três países e fora sacramentada com a assinatura do “Pacto do ABC”, cujas letras fazem referência às iniciais dos três países. Você sabia disso?
Pois é, e, de fato, essa explicação foi verbalmente dita por diversos depoimentos, em especial de familiares dos fundadores do clube, e aqui abaixo você confere um anexo que é a comprovação de que o acordo Argentina, Brasil e Chile realmente existiu.
Gostou? Veja também: como o futebol começou no Rio Grande do Norte
Com informações do Livro Natal no Século XX e Carlos e Fred Rossiter e Wikipédia
🔥1.1 K Visualizações
2 Comentários
Walcy
(16 de novembro de 2020 - 22:34)Excelente a postagem contando a história do time de futebol ABC de Natal. Parabéns!
Henrique Araujo
(18 de novembro de 2020 - 11:15)Muito obrigado sr. Walcy! Abraços!