Descubra a origem do nome do “ABC” futebol clube de Natal

O ABC Futebol Clube, time de Natal (RN), é a equipe brasileira com o maior número de títulos estaduais conquistados, são 56 no total. Além disso, é, juntamente com o América Mineiro, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941.

O clube foi fundado em 29 de junho de 1915 por jovens da classe alta do Rio Grande do Norte. Ele se reuniram aos fundos do Teatro Carlos Gomes, que hoje é Teatro Alberto Maranhão (TAM) na avenida Rio Branco, para decidir sobre a criação da primeira equipe de futebol legitimamente Potiguar.

Na foto os fundadores do ABC Vicente Farache e Maria Lamas. Foto: livro “Natal do Século XX” (Carlos e Fred Rossiter).

A reunião para oficializar a fundação do clube ocorreu na residência do coronel Avelino Alves Freire – respeitado comerciante e presidente da Associação Comercial do RN.

Mas qual nome dar para o clube? Foi a primeira coisa que se perguntaram os presentes na reunião. Por sugestão do sócio e fundador José Potiguar Pinheiro, adotou-se o nome de ABC Futebol Clube, e ele foi aprovado em unanimidade.

Ainda ficou decidido, por proposta do filho do coronel Avelino Freire, João Emílio Freire, que as cores preto e branco seriam adotadas como oficias pelo clube a partir daquele momento.

Cerimônia de inauguração do ABC Futebol Clube. Foto: livro “Natal do Século XX” (Carlos e Fred Rossiter).

O conjunto de letras ABC prestou uma homenagem ao pacto de amizade fraternal, amparado diplomaticamente pelos países Argentina, Brasil e Chile, que visava a cooperação mútua entre esses três países e fora sacramentada com a assinatura do “Pacto do ABC”, cujas letras fazem referência às iniciais dos três países. Você sabia disso?

Pois é, e, de fato, essa explicação foi verbalmente dita por diversos depoimentos, em especial de familiares dos fundadores do clube, e aqui abaixo você confere um anexo que é a comprovação de que o acordo Argentina, Brasil e Chile realmente existiu.

Gostou? Veja também: como o futebol começou no Rio Grande do Norte

Com informações do Livro Natal no Século XX e Carlos e Fred Rossiter e Wikipédia

🔥431 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *