Porque a cidade de “Passa e Fica” (RN) tem esse nome?

A pequena Passa e Fica fica há 101 km de Natal (RN), na região Agreste do estado, na divisa com a Paraíba. É de lá que temos a visão [e o acesso] da famosa Pedra da Boca, que fica em Araruna, PB. Mas de onde veio esse nome Passa e Fica? 

Vou explicar. Bom, conta a lenda que, no ínicio do século XX, um senhor chamado Daniel Laureano construiu uma casa para moradia com sua família na região e, bem ao lado, uma mercearia para abastecer aqueles que trafegavam pela estrada que ligava a cidade de Nova Cruz ao brejo paraibano, onde justamente os viajantes passavam para as feiras de gado.

Cidade de Passa e Fica, Rio Grande do Norte. Foto: Carla Belke.

 

Letreiro “Eu ❤️ Passa e Fica”, foto: Prefeitura Municipal de Passa e Fica.

Essa pequena bodega de beira de estrada vendia todo tipo de coisa, além de oferecer comida e aguardente aos que ali passavam. Assim, aos poucos, o pequeno comércio tornou-se conhecido de todos, que ao passarem pela estrada eram atraídos a entrar na bodega e não queriam mais sair.

De acordo com o historiador Câmara Cascudo, no seu livro “Nomes da Terra”, a bodega do senhor Daniel Laureano tomou influência pelas redondezas, dando origem a um pequeno povoado ao seu redor. E para justificar o sucesso do comércio, as pessoas diziam que aquele lugar era o “passa e fica”, e assim surgiu o nome do lugar.

Se gostou não deixe de ver também aquelas 7 cidades do Rio Grande do Norte com nomes curiosos [inédito]

Com informações: Chão Potyguar

🔥177 Visualizações

Henrique Araujo

O criador do Curiozzzo é formado em Sistemas de Informação, já foi dono de startups, administrador de grupos, empresário, mas sempre foi um amante da internet, primeiro como desenvolvedor e depois como produtor de conteúdo, desde a chegada dela no Brasil. Em 2014 criou o blog e encontrou na história e na cultura de onde mora uma nova paixão. Hoje ele leva o Rio Grande do Norte para o mundo de forma respeitosa, criativa, curiosa e única. Siga-o: instagram.com/henrique.e.araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *