Eu já falei aqui daquela “ponte irmã gêmea” da Igapó que fica na África, né? Pois em Pedro Velho, no Rio Grande do Norte, também tem uma ponte metálica; e com desenho um pouco semelhante à de Natal.
A cidade de Pedro Velho, antigamente se chamava “Cuitezeiras”. Ela foi fundada em 1890 e fica a 78 km de Natal.

Durante a terceira década do século XIX o tráfego ferroviário animava a população potiguar, e “Cuitezeiras”, que estava ligada à capital da província, produzia centenas de toneladas de algodão em suas 20 fazendas e ainda dois engenhos de açúcar.
Na cidade havia a estrada de ferro com parada na emergente Vila Cruzeiro, ou Vila Nova de Cuitezeiras, pois ainda não tinha uma estação. Era lá que a mercadoria que vinha de Natal, Recife e Paraíba era desembarcada e depois transportada por cavalo em carroças para o comércio de Cuitezeiras.

Em setembro de 1881 a companhia Great Western, que já tinha história de empreendimentos em Recife, construiu a ponte, e os trilhos prolongavam-se depois de São José de Mipibu até Nova Cruz.
A localidade foi promovida em 1890 a município e adquiriu o nome de Pedro Velho em fevereiro de 1908, homenageando o Presidente do Estado morto dois meses antes, Pedro de Albuquerque Maranhão.
Veja mais umas fotos…


Achou pouco? Quer mais? O nosso seguidor e leitor Cezário Junior (@c.junior.rn) fez um vídeo por lá, confira:
A linha ferroviária [e a ponte] encontra-se atualmente desativada.
É isso! Se gostou veja também: pesquisador de Natal descobre “o segredo” das resistentes fundações da Ponte de Igapó
Dica enviada pelo leitor @c.junior.rn, com informações de Estações Ferroviáris do Brasil
🔥421 Visualizações